/ Acompanhe a agenda da coleta de dados.
/ Leia aqui a cobertura do evento realizado pelo CAU/BR.
/ Entenda as regras do Registro de Responsabilidade Técnica

Notícias

01 de Julho de 2014
ELEIÇÕES 2014

site

Na próxima quarta-feira, dia 5 de novembro, os arquitetos e urbanistas brasileiros vão escolher seus representantes para o CAU/BR e os CAU/UF.  A votação acontece das 0h às 23h59  (horário oficial de Brasília), exclusivamente via internet pelo site www.votaarquitetoeurbanista.com.br. O eleitor deve, portanto, se atentar às diferenças de fuso horário e de horário de verão da localidade onde mora.

O voto é obrigatório para todos os profissionais registrados no CAU e com menos de 70 anos, conforme determina o artigo 19 da Lei 12.378/2010, que regula o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Quem não puder votar deverá justificar sua abstenção no SICCAU até 90 dias a contar da data das eleições, sob pena de pagar uma multa equivalente ao valor de uma anuidade – R$ 413,21 – conforme determina o parágrafo único do artigo 49 da Resolução Nº 81 do CAU/BR.

O acesso ao painel de votação se dará por meio de login e senha do SICCAU (Sistema de Informação e Comunicação do CAU). Para garantir a segurança do processo eleitoral, a partir do dia 3 de novembro, o SICCAU não permitirá mais mudanças de qualquer dado.  Assim, caso no dia da votação o profissional não tenha acesso à senha, o site www.votaarquitetoeurbanista.com.br fornecerá uma nova,  que somente será utilizada para a votação, ou seja, será provisória. Mas atenção: essa nova senha será enviada para o telefone ou e-mail cadastrado no SICCAU. Por isso, é importante manter os dados atualizados no SICCAU.

No mesmo dia, ocorrerá a eleição dos representantes (titular e suplente) das Instituições de Ensino Superior de Arquitetura e Urbanismo, que vão compor o plenário do CAU/BR. Porém, nesta eleição só votam os delegados das instituições previamente cadastrados.

ENTENDA A VOTAÇÃO – O regimento eleitoral, aprovado na 31ª Reunião Plenária do CAU/BR, estabelece o calendário e as regras para a escolha dos conselheiros federais e estaduais (mais seus suplentes) para o mandato 2015-2017. No dia da votação, 5 de novembro, os profissionais devem votar em uma chapa composta por um conselheiro federal e conselheiros estaduais, e respectivos suplentes, cujo número depende do colégio de profissionais do estado. Para conhecer as chapas, propostas, fotos e currículos dos candidatos, o profissional deve entrar no site do CAU de seu Estado.

A chapa que obtiver maior quantidade de votos elege o conselheiro federal que representará o estado no Plenário do CAU/BR. Já o plenário do CAU estadual será formado pelos conselheiros estaduais em número proporcional aos votos de cada uma das chapas concorrentes. Ou seja, se em um estado três chapas concorrem, aquela com a maior quantidade de votos terá o maior número de cadeiras no plenário estadual, que será completado com nomes da demais chapas, na proporção dos votos de cada uma.

Os presidentes dos CAU dos estados e do DF serão eleitos pelos próprios conselheiros estaduais na primeira reunião plenária de janeiro. Da mesma forma acontece com o a eleição do presidente do CAU/BR: conselheiros federais elegem entre si o presidente.

No total, 42 chapas participam do pleito. O número total de candidatos inscritos (titulares e suplentes) é de 1.220, sendo 54 para conselheiros federais. Três chapas concorrem em dois Estados (GO e SP); duas chapas em 11 estados (AM, MS, PE, RJ, RS, SC, MG, SE, TO, PB e RO); e apenas uma chapa em 13 estados (AC, AL, AP, BA, CE, ES, MA, MT, PA, PI, RN, RR e PR) e no DF. 

Acompanhe nesta página toda a documentação oficial das Eleições do CAU 2014.

INFORMATIVO DE NEGATIVA DE RECURSO 

Clique aqui

INFORMATIVO DE NEGATIVA DE IMPUGNAÇÕES DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES

Acesse aqui

COMUNICADO DA CE-CAU/MG ÀS CHAPAS 

Acesse aqui

DELIBERAÇÃO EXTRAORDINÁRIA Nº 03/2014 - CEN-CAU/BR

Acesse aqui

EDITAL DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DO JULGAMENTO DAS CANDIDATURAS REGISTRADAS E INDEFERIDAS

 Acesse aqui

JULGAMENTO DE RECURSO

 Acesse aqui

DELIBERAÇÃO ORDINÁRIA N° 01/2014 - CEN/CAUBR

Acesse aqui

EDITAL DE CHAMAMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE CONTRARRAZÕES​

 Acesse aqui

EDITAL DE DIVULGAÇÃO DOS REQUERIMENTOS DE RECURSOS​

 Acesse aqui

EDITAL DE DIVULGAÇÃO DOS EXTRATOS DE JULGAMENTO DAS CANDIDATURAS DEFERIDAS E INFEDERIDAS PELA CE-CAU/MG

Acesse aqui

ATENÇÃO: CHAPAS QUE NÃO FINALIZARAM A SUA INSCRIÇÃO PODEM ENTRAR COM RECURSO

Acesse aqui

EDITAL DE DIVULGAÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE CANDIDATURAS DO CAU/MG 2014

Acesse aqui o edital de Divulgação de Impugnação de Candidaturas do CAU/MG 2014

EDITAL DE DIVULGAÇÃO DOS REQUERIMENTOS DE REGISTRO DE CANDIDATURAS

Edital de Divulgação dos requerimentos de registro de candidaturas.

ELEIÇÕES PARA CONSELHEIROS E RESPECTIVOS SUPLENTES DO CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL (CAU/BR) E DOS CONSELHEIROS DE ARQUITETURA E URBANISMO DAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO (UF) 

Novo modelo de requerimento de registro de chapa - Atualizado em 08/09/2014

 EDITAL DE CONVOCAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2014:

  Baixe aqui o edital

Retificação do  Aviso de Eleição – Capítulo III – DO PLANO DE DIVULGAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL. (Publicado no DOU em 03/09/2014)

 NORMATIVOS ELEIÇÕES 2014:

 Lei 12.378, de 31 de dezembro de 2010

Regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo; cria o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal – CAUs; e dá outras providências.

 Regulamento Eleitoral (Resolução CAU/BR N° 81)

Regulamento Eleitoral para as Eleições de Conselheiros e respectivos Suplentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo das Unidades da Federação (CAU/UF) e dá outras providências.

 Deliberação Plenária n° 32 de 6 de junho de 2014

Constitui a Comissão Eleitoral Nacional (CEN) para condução do processo eleitoral no âmbito do Conselho de Arquitetura e Urbanismo no ano de 2014 e dá outras providências.

 Deliberação Plenária n° 33 de 6 de junho de 2014

 Constitui a Comissão Eleitoral para escolha dos representantes das Instituições de Ensino (CE-IE) no âmbito do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e dá outras providências.

Deliberação Plenária nº 169/2014 que institui a Comissão Eleitoral do CAU/MG

Deliberação Plenária nº 172/2014 que apresenta os funcionários Assessores da Comissão Eleitoral do CAU/MG

 DOCUMENTOS DA ELEIÇÃO

 Relação dos membros das comissões eleitorais dos CAU/UF

 Edital de convocação Página 1 CAU 2014

 Edital de convocação Página 2 CAU 2014

 Retificação do  Aviso de Eleição – Capítulo III – DO PLANO DE DIVULGAÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL. (Publicado no DOU em 03/09/2014)

 DIVULGAÇÃO DOS REQUERIMENTOS  DE REGISTRO DE CANDIDATURAS

O CAU/MG divulga a relação dos requerimentos de registro de candidaturas para as eleições de conselheiros e respectivos suplentes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de Minas Gerais (CAU/MG).

Veja a relação.- Download

MÓDULO ELEITORAL

Acesse aqui o Módulo Eleitoral

 

ATAS DA COMISSÃO ELEITORAL DO CAU/MG

Ata 01 - Download

Ata 02 - Download

Ata 03 - Download

Ata 04 - Download

Ata 05 - Download

Ata 06 - Download

Em caso de dúvidas antes e depois das eleições, ligue para 0800 883 0113. No dia das eleições, o canal para sanar dúvidas é 0800 7260803. 

 

Veja aqui todos os documentos sobre a Eleição do CAU. 

Dada

visite
atendimento_virtual

COLEGIADO PERMANENTE DE ENTIDADES

BENEFÍCIO

Normas e Orientações

CAU/BR regulamenta direitos autorais na Arquitetura e Urbanismo
CAU/BR regulamenta direitos autorais na Arquitetura e Urbanismo
CAU/MG

Dúvidas

Para atender às dúvidas dos profissionais e empresas, que em sua maioria são parecidas, o CAU/MG disponibiliza uma página com respostas às perguntas mais frequentes. Esta página foi criada para agilizar o atendimento, então antes de ligar ou enviar um e-mail, veja se sua dúvida já foi esclarecida.

Fale Conosco

CENTRAL DE ATENDIMENTO – atendimento@caumg.gov.br

Tel.: 0800 883 0113 (seg a sex | das 09h às 18h)

 

• BELO HORIZONTE – POSTO AVANÇADO IAB-MG (seg a sex | 9h às 18h)
Tel.: (31) 3287-1277 / (31) 3243-3871 / (31) 3243-3872

• CORONEL FABRICIANO (seg a sex | 8h30 às 13h30) – (31) 3667-0576

• JUIZ DE FORA (seg a sex | 12h30 às 17h30) – (32) 3026-4006

• MONTES CLAROS (seg a sex | 12h30 às 17h30) – (38) 3224-5337

• POÇOS DE CALDAS (seg a sex | 13h00 às 17h00) – (35) 3721-2071

• UBERLÂNDIA (seg a sex | 08h30 às 13h30) – (34) 3216-7331

mais